segunda-feira, 20 de abril de 2009

Algumas dicas da Cidade do México




Nova York é a menos americana das cidades; São Paulo não representa o Brasil tropical; Tóquio não espelha o Japão profundo. No entanto a Cidade do México consegue ser, ao mesmo tempo, uma metrópole internacional e o resumo do seu país.
No primeiro dia, faça o que todo mundo deveria fazer ao chegar não à cidade, mas ao país: visitar o Museu de Antropologia, no Bosque de Chapultepec. Aqui, sim, vale a pena contratar um guia (10 dólares; trate na entrada) e encaminhar a aula para cobrir todos os sítios arqueológicos que você visitou ou ainda vai visitar. O tour básico termina na Sala Mexica, dedicava à civilização que foi subjugada pelos conquistadores. Aprenda essa: o nome politicamente correto dos aztecas agora é “mexicas” (com "x" pronunciado à portuguesa, como em "xícaras"). Porém: o estádio onde o Brasil foi tricampeão continua se chamando Azteca.De lá, vá bater perna nos dois bairros chiques que margeiam o bosque: Polanco (a "Recoleta" da Cidade do México, com lojas de grifes internacionais e hotéis de luxo) e Condesa (o "Palermo Viejo" do pedaço, com lojinhas de vanguarda e restaurantes bochinchados

O segundo dia pode ser totalmente típico – uma excursão às pirâmides de Teotihuacán, com uma providencial parada no santuário da Virgem de Guadalupe.
Mesmo escolado em pirâmides, subir os 242 degraus da Pirâmide do Sol e, lá de cima, contemplar a majestosa Avenida dos Mortos, è catártico. Já a parada para a ver a Virgem revela-se uma inesquecível experiência antropológica de tons kitsch.
Na volta, aproveite o entardecer para ir ao Zócalo – a imensa praça central da cidade, onde grupos de malucos encenam danças aztecas inventadas nos anos 80.

Termine a noite na hilária (mas perigosa; vá de táxi) Praça Garibaldi, onde grupos de mariachis zanzam em busca de quem contrate seus serviços (uma música = 7 dólares).
Para fazer o programa mais ortodoxo possível, entreino Salón Tenampa, o mais antigo da praça. Escolha um tequila e espere os mariachis virem à mesa.( Pedi "Cielito Lindo" – a canção mexicana cujo refrão em português virou "Ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora...". Pela reação dos músicos, vi que ninguém costuma pedir essa música. Então expliquei aos mariachis as circunstâncias em que essa música é cantada nos nossos estádios de futebol. Eles riram e então tocaram: "Ay, ay, ay, ay, canta y no llores..."Na saída, passe no vizinho Mercado San Camilito, repleto de restaurantes populares (mesas de fórmica, toalhas de plástico) desafie, agora, com um pozole, sopa com carneiro. Nham!

O terceiro dia pode ser cultural: a vez do circuito Diego-e-Frida, a dupla que faz companhia a Sartre-e-Simone e Rodin-e-Camille no panteão de casais de artistas mais célebres da história.
Faça a peregrinação como se deve: a primeira parada no arborizado subúrbio de San Ángel, onde está Museu-Estúdio Diego Rivera, mantido como se o grande muralista ainda morasse ali.

De lá, pegue um táxi para o bairro vizinho de Coyoacán, onde a casa em que os dois dividiram por décadas tornou-se o visitadíssimo Museu Frida Kahlo. Com tantos auto-retratos a nos olhar, a impressão que se tem é que Frida ainda leva a sua conturbada vida por ali.
Quando volter à calçada, a placidez de Coyoacán parecerá irreal. Vá caminhando algumas quadras e chegue à Plaza Hidalgo, onde todo fim de semana acontece uma feirinha. Entre no clima de cidadezinha de interior e aproveite para tomar uma "nieve" – o sorvete caseiro mexicano.
...
ENRIQUEÇA SEU MEXICANOL
Antojos = petiscos
Anteojos = óculos
Pase Usted = entre
Alberca = piscina
Comida = almoço
Orden = porção
Recámara = quarto de dormir
Refresco = refrigerante
Aguas = refrescos de frutas
Mineral = água com gás
Licuado = milk-shake
Huitlacoche = trufa mexicana
Plátano = banana
Banana = banana
boatCamión = ônibus
Tabla de cuerpo = bodyboard
Jitomate = tomate mexicano
Palomitas = pipoca
Palomitas de micro = pipoca de microondas
Nieve = sorvete artesanal
Mini Super = mercadinho
Quetzalcóatl = deus mais importante
Popocatépetl = vulcão mais importante
Tenochtilán = cidade que originou a Cidade do México
Torta = sanduíche
Panqué = torta
Hot cake = panqueca doce
Pan dulce = bolo
Dona = donut
Cacahueta = amendoim
Botana = tira-gosto
Chavo = um cara
Chava = feminino de chavo
Mexicas = como os aztecas se chamavam (o “x” como em “xará”)
Aztecas = como os espanhóis chamaram os mexicas
Barbacoa = churrasco
Arrachera de res = filé baixo
Chile = pimenta ou pimentão
Chipotle = a pimenta mais ardida
Habanero = chile mais forte que o chipotle
Moctezuma = Montezuma

**Imagens e informações retiradas do viaje na viagem de Ricardo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário